Vivo | O que está em jogo é o futuro do planeta
Vivo | Vivo

Vivo traz Rafael Nadal em uma partida pelo futuro do planeta

Vivo e Rafael Nadal, um dos maiores tenistas de todos os tempos, traçam um paralelo entre o esporte e o meio ambiente em nova campanha da marca. Criado pela GALERIA.ag, o filme traz cenas que combinam momentos de performance do “rei do saibro” com fenômenos naturais em uma narrativa que reforça a importância do engajamento das pessoas com as questões climáticas.

“Como empresa líder em sustentabilidade no Brasil, queremos inspirar as pessoas a se engajarem com as questões ambientais com a prioridade que elas pedem”, comenta Marina Daineze, diretora de Marca e Comunicação da Vivo.

Considerada a empresa mais sustentável do Brasil no ISEB3 e uma das mais sustentáveis do mundo no ranking da Corporate Knights e Pacto Global da ONU, a marca tem como objetivo inspirar o público a se preocupar cada vez mais com o futuro do planeta e colaborar com informações importantes sobre o tema para gerar impacto socioambiental positivo, criando conexões e atitudes mais conscientes.

“Rafael Nadal é um atleta reconhecido globalmente, embaixador da Vivo há muitos anos e símbolo de resiliência. Assim como ele enfrenta seus adversários e não desiste até o último ponto, aqui Nadal fala sobre sustentabilidade com coragem. Uma mensagem que aponta o que está em jogo para o planeta e os caminhos que precisamos seguir. É o recado que queremos dar ao mundo e ao mercado.”, explica Rafael Urenha, Chief Creative Officer da GALERIA.ag.

As filmagens foram realizadas na academia do próprio atleta, Rafa Nadal Academy, localizada em sua cidade natal, Palma de Mallorca na Espanha. Com produção em nível de cinema, utilizando diversos recursos de pós-produção, como Inteligência Artificial e efeitos 3D, o filme intercala cenas do atleta atuando em quadra com imagens da natureza, como florestas, desertos, aves voando e raios no céu. Há também momentos em que o olhar de Nadal se confunde com o olhar de uma onça pintada. E com auxílio dos efeitos especiais, a terra do saibro foi transformada em uma super quadra no meio de uma floresta, criando um final impactante e trazendo a mensagem que ainda há tempo de mudança se jogarmos juntos.


Iniciativas ambientais
A Vivo atua para gerar impacto positivo no planeta e lidera movimentos importantes pela economia circular e descarbonização junto a consumidores e fornecedores. No aspecto ambiental, a tecnologia é aliada na construção de uma economia de baixo carbono. Com a digitalização, a empresa apoia seus clientes na redução de emissões de gases de efeito estufa por meio dos seus serviços, com soluções que evitam deslocamentos, atenuam o uso de recursos e ajudam pessoas e empresas a reduzirem sua pegada ambiental.

Em 2023, a Vivo atingiu um importante marco rumo ao objetivo de ser net zero (zero emissões líquidas). A companhia reduziu suas próprias emissões em 90% em apenas oito anos, graças à adoção de energia 100% renovável, biocombustível na frota e aprimoramentos na eficiência operacional.  Além disso, dos 125 fornecedores intensivos em carbono, a empresa já conseguiu engajar 60% deles, que, coletivamente, respondem por mais de 82% das emissões na prestação de serviços para a Vivo.

Seu programa “Vivo Recicle” recolheu mais de 12 toneladas de equipamentos eletrônicos descartados, como celulares, cabos, fones e baterias, nas 1.800 lojas da Vivo em todo o País. A empresa também investe em logística reversa para modems e decodificadores dos clientes, levando à reutilização de cerca de 1,1 milhão de dispositivos e na reciclagem de mais de 300 mil em 2023. Sua proposta é engajar cada vez mais empresas e consumidores na jornada pelo clima e proteção do planeta.


FICHA TÉCNICA
Título: O que está em jogo 
Cliente: VIVO  
Produto: Institucional B2C 
Campanha: Nadal 2024 
Agência: GALERIA.ag  
CCO: Rafael Urenha 
Direção Executiva de Criação: Phil Daijó 
Direção de Criação: Bruno Brazão, Diego Ferrite 
Criação: Bruno Brazão, Diego Ferrite, Isabella Paulelli, Thomaz Dantas, Gabriele Moraes, Bruna Diniz, Sidney Braz 
Vitrine Criação: Tiago Zanatta, Robson Oliveira 
Aprovação Cliente: Marina Daineze, Juliana Covino, Bianca Formiga, Maíra Rizzato, Cleber Munhoz, Andressa Moro e Edione Dias 
Atendimento: Ana Coutinho, Fernanda Recupero, Marina Serra, Rafaela Neves, Vivian Esposito, Nayana Aliberti e Murilo Alves  
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil 
Projetos: Marione Oliveira, Beatriz Pelogia e Lucas Lopes 
Planejamento: Carol Mello, Thayssa Szymanskyj, Rachel Lage e Camila Maciel 
Mídia: Paulo Ilha, Patricia Alves, Eric Zanelli, Raphael Costa, Samantha Schunenher, Marlon Pereira, Luis Santana, Sanielly Peixoto e Lidiana Correia. 
Data Insights: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Rafael Ribeiro, Patricia Garcia 
Jurídico: Rosimeire Brito  
Produção Integrada: Ducha Lopes, Marina Dodi, Michelle Teixeira, Ana Ananias e Renata Silva 
Direção de Produção Gráfica, Digital e Artbuyer: Marcos Moura 
Produção Gráfica: Elton Santos/ Durval Brum 
Coordenação de Arte Final: Pablo Felix 
Artbuyer: Bruna Costa, Sonia Santos 
Fotógrafo: Thierry Desfontaines 
Tratamento de Imagens: Platinum FMD 

Produtora: Iconoclast 
Direção: Fernando Nogari 
Direção Executiva: Pity Lieutaud 
Produção Executiva: Alonso Sperb, Ana Monte, Henrique Danielatto e Francesco Civitta 
Ass. Produção Executiva: Luja Casaro 
Coordenação de Produção: Marina Blum e Andre Bauer 
Assistente de Coordenação: Carolina Loureiro e Vinícius Gaspar 
Diretor de Fotografia: Matias Penachino 
Assistente de Câmera: Luis Guervos 
Production Designer: Carol Ozzi 
1º Assistente de Direção: Fred Teriki 
Produção Criativa: Luja Casaro 
Pequisa Criativa: Diego Franco, Lilian Dias e Priscila Kubo 
Figurino: Maria Antonia 
Assistente de Figurino: Helena Latorre 
Make: TessCoordenação de Pós: Priscilla Paduano e Tutu Mesquisa 
Assistente de Coordenação de Pós: Letícia Harumi 
Coordenação de Montagem: Eduardo Meneghelli Neto e Mlk Brutal 
Montagem: Nath Deraco 
Finalizador: Luan Luiz 
Direção de Arte: Lucas Carvalho 
Assistente de Arte: Gabriel Amorim e Vinícius Gaspar 
Composição: Thiago Siebra 
Correção de Cor: Erick Moraes 
Central: Phillipe Cunha 
Controladoria: Rafael Neder, Adriana Lima, Beatriz Soares, Fabiana Baptista, Lucas Pereira, Fabio Oliveira e Viviane Isabelli 
Pós-Produção VFX: Nash VFX 
VFX Supervisor: Cirilo Bonazzi 
VFX Set Supervisor: Luiz Fernando Tavares Alves 
Producers: Flavia Gannam e Virgini Fares 
Artistas VFX: Andre Neumann, Luiz Fernando Tavares Alves, Rafael Assoni, Rafael Jimenez e Renata Prado 
Supervisor CG: Fagmario Rodrigues 
Artista CG: Tomás Piccinini 
Coordenação de Pós: Gabriel Bittencourt 
  
Produtora de Áudio: Antfood Music & Sound Design 
Direção Criativa: Lou Schmidt, Fernando Rojo e Tiago Mago 
Produção Executiva: Renato Castro e Christiane Rachel 
Produção Musical: Lou Schmidt, Fernando Rojo, Tiago Mago, Luis Bergmann, Lucas Baldin e Vinicius Nunes 
Coordenação de produção: Fernando Ianni e Monique Munhoz 
Finalização: Bruno Broaska, Fabian Jorge e Pablo Homem de Mello 
  
Contratos: Rosimeire Brito, Isabella Versannio 

MAIS DE Vivo
MAIS DE GALERIA.AG